"À Distância de Um Beijo"

Projeto Educativo 2015-2018

 

«“À Distância de um Beijo”, foi o tema escolhido para o projeto educativo da Escolinha da Kika, que será desenvolvido nos anos letivos de 2015 a 2018.

 

O projeto surge sob esta expressão que é muito utilizada como orientação para os utilizadores de porta-bebés. Quando se utiliza um sling, uma mochila ergonómica, um pano ou outro tipo de material que permita ter o bebé em permanente contacto com o cuidador, uma das formas que há de verificar a correta utilização do mesmo é ter o bebé à distância de um beijo. Com esta expressão pretende-se então dar foco à importância de “carregar” as crianças até aos três anos de idade, no seu percurso pela creche, tendo no afeto, no toque, na empatia, no colo as bases das relações entre crianças e cuidadores.

 

Se por um lado se pretende fomentar a aprendizagem a partir da ação, da descoberta, da curiosidade inata da criança, conforme sugerem a metodologias montessorianas, High/Scope e do Movimento Escola Moderna, nas quais baseamos os nossos princípios pedagógicos, por outro lado é necessário criar bases bem sólidas para que a criança se sinta segura e confiante para essa exploração. É para fundar essas bases que surge o apego (vinculação ou “attachment”), que se pretende que seja o inicial e principal elemento no trabalho que é realizado pela equipa da Escolinha da Kika. Para tal, propõem-se a criação de uma ponte entre os princípios do Attachment Parenting (Criação com Apego) e da Disciplina Positiva e as interações entre cuidadores e crianças, em contexto de berçário e creche.»

 

in Projeto Educativo "À Distância de Um Beijo", Escolinha da Kika 2015

Parceiros

 Em caso de dificuldade na navegação, atualize o seu browser para a versão mais recente.

© 2018. Hemisfério dos Sonhos - Escolinha da Kika

 

Qual é a imagem? Diga ao Google

Alvará da Segurança

Social Nº 45/2018