Berçário (3 - 12m)

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

O Berçário está dividido em duas áreas: a sala-parque – onde se desenvolvem as atividades diárias; e a sala de berços – separada da restante área por portas de vidro, de forma a promover o bem-estar e o descanso dos bebés, mantendo a vigilância constante entre os dois espaços. A sala parque tem uma divisão para a realização da higiene das crianças e outra para a copa de leites. 

A organização do espaço permite também que sejam respeitados os ritmos individuais de cada bebé, contrariando a ideia de que num berçário todos os bebés têm de se reger pelos mesmos horários. Oferece-se assim um espaço seguro, aconchegante e acolhedor para as primeiras experiências do bebé serem vividas em pleno!


No berçário é essencial que haja um clima de harmonia, de confiança e de segurança, que possibilite que numa fase inicial se construa um vinculo afetivo entre o bebé e os seus cuidadores (educadores e auxiliares). Para tal é fundamental a participação dos pais na rotina, participação essa que tem início no período de adaptação do bebé à Escolinha da Kika e que se vai construindo ao longo dos meses através do contato diário com a equipa.


Após assegurada a estabilidade emocional e a confiança do bebé nos seus cuidadores, este sente-se seguro para explorar o mundo que o rodeia. Pode então ser apresentado à rotina de atividades da Sala Balanço, organizada de forma a oferecer a cada bebé uma grande variedade de experiências que têm como objetivo estimular e desenvolver as suas capacidades cognitivas e psicomotoras. 

 

 

Conheça também o nosso projeto de promoção do Aleitamento Materno.

Equipa

Atividades

No decorrer da rotina diária da Escolinha da Kika, são desenvolvidas atividades direcionadas que, elaboradas de acordo com o Projeto Pedagógico da sala e com o Plano Individual de cada criança, têm como objetivo principal a vivência de experiências significativas que promovam o seu desenvolvimento global.

Alvará da Segurança

Social Nº 45/2018