As vantagens do aleitamento materno para o bebé são múltiplas e já bastante reconhecidas: previne infecções gastrintestinais, respiratórias e urinárias; tem um efeito protector sobre as alergias; faz com que os bebés tenham uma melhor adaptação a outros alimentos, etc. No que diz respeito às vantagens para a mãe, permite-lhe sobretudo sentir o prazer único de amamentar, além do benefício que lhe traz no combate a doenças como o cancro da mama.

O sucesso do aleitamento materno pode ser definido por uma amamentação prolongada, pelo que existe hoje o consenso entre os pediatras de que a duração ideal do aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem que seja oferecido ao bebé mais nenhum alimento, é de 6 meses. Voltar a trabalhar é por isso, na maior parte das vezes, motivo de alguma ansiedade e preocupação. No entanto, não só a legislação apoia o aleitamento materno, como também a Escolinha da Kika o faz. 

 

 

Com o intuito de promover a o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses e possibilitar a sua continuidade nos anos seguintes, a Escolinha da Kika oferece as condições necessárias para que as mães possam amamentar nas suas instalações, durante o horário que lhes convier. Quando as mães não tenham disponibilidade para estar presentes durante os horários de refeição dos seus bebés, é incentivada a extração do leite materno, cuja preparação e administração seguem as práticas aconselhadas pela OMS.

 

É também disponibilizado o serviço de Aconselhamento em Aleitamento Materno, a todas as famílias que o solicitem. Este serviço é gratuito nas instalações da Escolinha da Kika e em domicílios na freguesia de Algés. 

 

Para o sucesso destas práticas, a Escolinha da Kika tem como seu parceiro a associação SOS Amamentação e o o IBFAN Portugal - Rede Internacional de Grupos Pró-Alimentação Infantil.

A SOS Amamentação é uma associação sem fins lucrativos desde 2004 mas que funciona como linha telefónica de apoio desde 1998. O apoio é feito por voluntárias (os) com formação em Aconselhamento em Aleitamento Materno, segundo as orientações da OMS/Unicef, ajudando as mães e as suas famílias, nas suas dúvidas e dificuldades, com vista a estabelecer uma amamentação com sucesso, promovendo as suas capacidades e estimulando a relação mãe-bebé através do vínculo da amamentação.
O IBFAN tem como propósito melhorar a saúde e bem-estar dos bebés e crianças pequenas, suas mães e famílias, através da proteção, apoio e promoção do aleitamento materno e boas práticas de alimentação infantil.

 

Esta parceria visa apoiar as famílias através de disponibilização de informação, do desenvolvimento de workshops e do esclarecimento de dúvidas (para as quais poderão contar com o apoio da Conselheira de Aleitamento Materno Vera Gaspar).

 

 

 

Aleitamento Materno na Escolinha da Kika

Para solicitar apoio da CAM Vera Gaspar utilize um dos seguintes contactos:

 

Tlm:    916 528 729

Email: escolinhadakika@gmail.com 

Parceiros

 Em caso de dificuldade na navegação, atualize o seu browser para a versão mais recente.

© 2018. Hemisfério dos Sonhos - Escolinha da Kika

 

Qual é a imagem? Diga ao Google

Alvará da Segurança

Social Nº 45/2018